O minimalismo é um estilo de vida que se estende a diferentes formatos, como é caso do design de interiores ou moda. Poderíamos definir a decoração minimalista como a aposta em elementos e peças necessárias e básicas, com o objetivo de ganhar funcionalidade, elegância e espaço. Como ter uma casa minimalista?

cocina-minimalista

Pouca armazenagem

Escolha um mobiliário simples, de linhas retas e evite ornamentos desnecessários. Sobretudo, evite acumular “tralha”. Nas cozinhas minimalistas, um exemplo prático é abolir aquele serviço de mesa ou de ménage de cozinha que não usa. O que realmente importa é ficar apenas com o necessário e aplicar esta regra a todos os cantos da casa para ter um look completamente minimalista.

estilo-minimalista-espejos

A iluminaçãoéa regra

Iluminar bem os espaços é um fator muito relevante no estilo minimalista. É importante contar com elementos que nos ajudem a fomentar a luz dentro da nossa casa. Para começar, utilize espelhos nas suas divisões, já que refletem e melhoram o fluxo de luz. Diga não às cortinas opacas e utilize cortinas claras e finas, que deixem entrar a luz necessária. Com estas dicas, proporcionará amplitude ao espaço.

estilo-minimalista-colores

Coresneutras

São abolidas as paletas de cores brilhantes ou saturadas. Em ambientes minimalistas predomina o branco, que pode ser combinado com cores neutras e básicas como o cinza, bege, preto ou outros tons neutros que ajudem a criar espaços relaxantes e tranquilos.

Adeusàs compras compulsivas

O estilo minimalista baseia-se em ter realmente aquilo de que precisa e libertar-se de tudo o que possa ser um obstáculo ou que sobrecarregue o ambiente. Por essa razão, a ponderação deverá imperar no momento de compra, evitando assim ter demasiadas peças de mobiliário em casa. Para não cair na tentação de ter por ter, pergunte a si próprio se realmente precisa e seja totalmente sincer@.

estilo-minimalista-orden

A ordeméfundamental

A roupa e sapatos que tenha em armários deverão estar em cabides ou mobiliário destinado à arrumação, mas que permita ver o seu conteúdo. Para levar a cabo esta mudança, deverá ser extremamente organizado e manter as coisas bem posicionadas e passadas a ferro. Se o que tem à vista, estiver mal colocado ou pouco cuidado, não estará a seguir um estilo decorativo minimalista em casa, mas sim um estilo desleixado e desorganizado.

estilo-minimalista-decoracion

Os detalhes são importantes

Seletivo no que diz respeito a acessórios decorativos. Não implica tirá-los da sua vida, mas sim escolher bem aqueles que tem. Isto é, em relação a cores, estas devem enquadrar-se perfeitamente no ambiente. Como já falámos no ponto anterior, é preferível que a cor seja neutra e que os elementos decorativos também sejam discretos.

Resumindo, eliminar o que está a mais e ficar com o que realmente importa, apostando na luminosidade, nos tons claros e em elementos discretos e básicos.

20 maja 2021 11:00
Ładowanie...