Shabby significa desgastado/gasto, enquanto que chic, remete a algo na moda/elegante. E, embora à primeira costa possam ser dois adjetivos totalmente contraditórios, encaixam na perfeição neste tipo de estilo de decoração inspirado nas casas de campo da Grã Bertanha.

Os principais rasgos do shabby chic são as cores pastel, as flores e a restauração de móveis antigos.

Vejamos como podemos dar um toque shabby chic à nossa casa com estas 5 regras de estilo:

Cores românticas

A paleta de cores mais usada, é a de cores pastel. Do rosa pálido ao verde menta, tons lavanda e celestes. O essencial está em criar um ambiente romântico com uma combinação de cores suaves e têxteis em linho, renda e tecidos em crochet.

Peças recuperadas

Outra das regras infalíveis para obter um look shabby chic é apostar em mobiliário vintage com aparência gasta. Pode encontrar excelentes oportunidades em lojas de segunda mão ou recuperar móveis herdados. Também pode criar a aparência desgastada e envelhecida em móveis que já tenha, com diversas técnicas como tinta chalk paint, decapado ou decoupage.

Cor branco

A cor branco é a que usamos como base neste estilo elegante e o mais utilizado na decoração shabby chic. Conseguirá criar um ambiente muito luminoso e, além disso, com a combinação de tons pastel, obterá uma atmosfera romântica e ampla.

Padrões Liberty

Os padrões florais são um básico se quer dar um ar shabby chic à sua casa. As flores fazem parte da decoração e é fundamental incluí-las no seu mobiliário e decoração. Estofar cadeirões, apostar em cortinas com este tipo de estampados, vestir as paredes com papel de parede ou decorar a cama com roupa de cama floral. Tenha em conta que as flores deste estilo são pequenas e sempre em cores românticas e femininas.

Ferro e madeira

O ferro e a madeira são os materiais mais utilizados neste estilo decorativo nas suas versões mais envelhecidas. O ferro é um material essencial para a cabeceira nos quartos e a madeira é exclusiva para armários, cómodas, mesas e cadeiras.

15 czerwca 2021 10:49
Ładowanie...