Sabemos que a organização é extremamente importante, sobretudo quando há crianças em casa. Os brinquedos parecem multiplicar-se e espalham-se por toda a casa. Neste post, apresentamos as dicas básicas para aprender a organizar com o método Konmari de Marie Kondo, a guru japonesa apaixonada pela organização. Embora, muitas vezes, o ideal é que se desfaça de algumas coisas para obter a ordem necessária.

papel-pintado-ludmila-azul

Felicidade

Uma das regras para ensinar as crianças a manterem a ordem da casa é, em primeiro lugar, guardar tudo o que as faça feliz e não manter o que, de certa forma, cria um peso. Algumas guardarão muitos brinquedos e outras ficarão apenas com alguns. Uma dica, para começar, é ir pegando em alguns brinquedos e fazer perguntas como: este brinquedo deixa-te feliz? Se demorarem mais de 5 segundos a responder, será um claro 'Adeus' ao brinquedo. Dependendo da idade, é importante ajudá-las, de forma a que consigam dar uma razão para considerarem determinado brinquedo importante.

Retire os mesmos, mas caso consiga recicle-os para lhes dar uma nova vida ou ofereça-os para que outras crianças possam ter a mesma oportunidade. Mudá-los de sítio não é uma solução e arrumá-los em caixas ainda menos.

cesta-xiel-negro-amarillo

Organizar por categorias

Guardar alguns dos brinquedos é importante para ir alternando quando se fartam dos que usam diariamente. Organizar por categorias é uma solução, para que desta forma sejam independentes e saibam onde está cada coisa. Pode colocar prateleiras ou estantes baixas para possam por os seus brinquedos de forma independente. Assim conseguirá que tenham tudo à vista e não têm de estar sempre a pedir-lhe quando querem ou estão à procura de outro brinquedo.

cama-tipi-maralis-70-40

Brincar e organizar de mãos dadas

Enquanto organiza os brinquedos do(s) mais pequeno(s) da casa, expliques-lhes o que está a fazer para que interiorizem e se torne algo intuitivo, e assim pouco a pouco possam fazê-lo sozinhos. Aconselhamos que, enquanto desempenham esta tarefa, faça-os largar umas boas gargalhadas para que relacionem a organização como algo divertido. É importante que durante o seu primeiro ano de vida comecem a aprender, que é quando começam a andar. As caixas, os cestos e demais são também excelentes opções para ajudá-los a separar.

cojin-suelo-sarit

Satisfação

A organização do espaço onde têm os brinquedos fará com que as suas cabeças fiquem também em ordem, o que será uma enorme ajuda para quando se depararem com tarefas mais complicadas. Além de que, a desorganização, faz com que a atenção das crianças se perca e não se concentrem.

Infelizmente, uma casa com crianças não pode estar sempre organizada tal como gostaríamos.

Envolver as crianças é parte da sua educação para que comecem a aprender e sejam autónomas, e é bom para toda a família. Passarão a organizar de forma natural e será algo que os fará sentir felizes. Aplique o método Konmari para organizar os brinquedos.

28 maja 2021 14:06
Ładowanie...