O estilo Memphis é o espírito livre das tendências que compõem o mundo do design, da arquitetura e da decoração de interiores. É demonstrado pela sua encenação: elementos à priori desconexos, infinitas formas geométricas e cores garridas. Deixe-se surpreender por este estilo que certamente não o deixará indiferente.

Sottsass e os seus rebeldes

  • Milão, dezembro de 1980. Toca “Stuck Inside of Mobile with the Memphis Blues Again” de Bob Dylan. O arquiteto e designer italiano Ettore Sottsass e os seus camaradas juntam-se para explorar ao máximo todas as partes do motor que a move: a criatividade. Nessa tarde nasceu o Grupo Memphis. Inspirado em movimentos anteriores como Art Decó ou Pop Art. Em setembro de 1981 apresentavam na Feira de Milão a sua primeira coleção de móveis e decoração que viria a romper todos os padrões estabelecidos até à data, ganhando assim tanto adeptos como detratores.

Tornou-se na antítese do minimalismo e do "Good Design" que se pregava nos anos 70. Hoje em dia, é conhecida como neo-Memphis e já se espalhou por todos os campos e meios existentes.

Loucura geométrica

Cilindros, losangos, triângulos, círculos e restantes formas geométricas usam-se de forma assimétrica para provocar uma intencional sensação de caos. A tudo isto, há que acrescentar-lhe padrões impossíveis que combinam linhas finas e retas, formas com estrutura 3D e pontos orgânicos dispostos aleatoriamente. Apenas existe uma regra: não ter regras.

Explosão de cor

Verdes, azuis, amarelos, vermelhos... e quanto mais berrantes melhor. Uma das missões de Memphis é a de provocar emoções. Com a sua impossível mistura e cores fortes e estridentes, cria toda uma experiência visual que não passa (em nada) despercebida. Embora se afaste do clássico preto e das cores neutras, é evidente a sua predileção pelo duo branco – preto, expressado em grafismos sem fim.

Criatividade ao poder

Fica claro que tudo o que é preestablecido é motivo de rejeição para o estilo Memphis. Desta forma, podemos ver móveis e decoração com formas pouco convencionais que se desvinculam da sua função principal. A imaginação e a criatividade andam lado a lado e, sob a sua alçada, a diversão e a surpresa estão mais do que garantidas. Créditos imagens: Pinterest.

9 lipca 2020 09:41
Ładowanie...